CORTE A LASER



O que é Corte a Laser Como funciona o corte a laser? Máquinas de Corte a Laser Corte de Chapas a Laser Corte a Laser em Metal

 

 

Corte a laser em metal 

O corte a laser pode ser aplicado em acrílico, madeira, MDF, couro, papel, plástico, aço carbono, aço inox, alumínio etc. No caso específico do corte industrial, atualmente existem dois tipos de laser, o CO2 e o YAG, que podem ser empregados em diferentes materiais. Será pontuada, a seguir, a relação destes lasers com o corte de metal. 

O laser CO2 (o mais empregado no corte industrial) utiliza os seguintes gases: Hélio (He), Nitrogênio (N2) e o Dióxido de Carbono (CO2). O gás CO2 é empregado na emissão do laser, o N2 na excitação e o He na etapa do esfriamento. 

Com a utilização do CO2, viabiliza-se um processo de corte a laser versátil, pois ele pode trabalhar materiais metálicos e não metálicos com alta velocidade e facilidade de controle. Porém, no caso de material refletivo (alumínio, por exemplo), o laser CO2 enfrenta dificuldades de corte (dependendo da espessura a ser trabalhada). 

Entre os materiais metálicos cortados pelo laser CO2, estão os metais sem liga ou de liga leve, o aço inox, a liga de níquel, o titânio (e suas ligas) e o alumínio (e suas ligas; considerando-se o problema da refletividade). 

Já o laser YAG é distribuído através de uma barra sólida de alumínio, ou por meio de alguma outra matriz sólida, como o rubi. Ele pode ser YAG Contínuo (se comporta da mesma maneira que o CO2), ou YAG Pulsado (tem velocidade de corte mais lenta e possibilita um trabalho perfeito com os metais reflexivos). 

A vantagem da utilização do YAG no corte a laser é que a onda é bem absorvida por materiais metálicos, característica que acaba contornando o problema da refletividade de alguns materiais (como o alumínio). Dentre os metais trabalhados pelo laser YAG estão o aço inox, o alumínio e suas ligas, entre outros.

Voltar


 

Metalaser 2009 - Todos os direitos reservados